Tempestade Eleanor Pode Evoluir Para Ciclone Tropical
Tempestade Eleanor Pode Evoluir Para Ciclone Tropical
As autoridades moçambicanas reportaram nesta terça-feira (20), que a depressão tropical localizada a leste de Madagáscar evoluiu para tempestade tropical moderada e foi baptizada com o nome de “Eleanor”.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), este sistema poderá passar nesta quarta-feira (21) para a categoria de ciclone tropical, podendo influenciar o estado do tempo em algumas regiões do País.
“As projecções indicam que a interacção deste com outros sistemas meteorológicos poderá influenciar o estado do tempo, provocando chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas regiões centro e norte de Moçambique”, explicou a entidade por meio de uma nota.
Perante este cenário, a instituição garantiu que está a monitorar a trajectória destes sistemas e apelou à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades competentes.
No último domingo, foi reportada a evolução do ciclone tropical Djoungou que se formou e se intensificou em Madagáscar, tendo-se previsto muita chuva para o canal de Moçambique, assim como para a parte continental.
Moçambique é considerado um dos países do mundo mais severamente afectados pelas alterações climáticas, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.
O período chuvoso de 2018-19 foi dos mais severos de que há memória: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, dois dos maiores de sempre a atingir o País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário