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Marketing digital: como funciona?

 


Marketing digital: como funciona?





Com tantas vantagens, você não vê a hora de começar a aplicar essa estratégia em seu negócio, não é mesmo?

Mas como funciona uma estratégia de Marketing Digital? Bem, como a internet é um universo bastante amplo e a tecnologia não para de evoluir, não existe uma única maneira de fazer Marketing Digital.

Na verdade, existem dezenas de estratégias de Marketing Digital e novas táticas aparecem todos os dias. Porém, todas elas têm como objetivo fortalecer uma marca e estreitar o relacionamento com o público.

Abaixo, você confere as estratégias mais comuns do mercado:

Inbound Marketing

Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, tem como objetivo atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.

Nessa estratégia, as empresas procuram compreender as dores e necessidades dos clientes em potencial para oferecer soluções mais assertivas para seus desejos e necessidades.

Ao contrário do marketing tradicional, em que o consumidor é passivo e apenas recebe a mensagem, no Inbound ocorre o contrário. É o cliente que procura a empresa quando percebe que tem um problema.

Essa estratégia permite estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com o público, criando uma audiência cativa e fiel. E como resultado, empresas que apostam nessa estratégia conseguem gerar 54% mais leads, de acordo com o WebDAM.com.

E com a internet e as ferramentas digitais, existem diversas maneiras de fazer esse processo de atração. O mais comum é a produção de conteúdo, ou seja, informações relevantes e que ajudam a resolver problemas.

É o que chamamos de Marketing de Conteúdo, que vamos explicar no tópico a seguir:

Marketing de Conteúdo

Como explicamos, uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca é oferecer conteúdos e informações relevantes, que o ajude a solucionar seus problemas. E esse é justamente o objetivo do Marketing de Conteúdo.

Mas, para isso, é fundamental conhecer bem sua persona, que é o perfil de seu cliente ideal. Com isso, fica fácil criar conteúdos mais direcionados, que conversam diretamente com as dores do público. E, assim, gerar mais brand awareness para a marca, atrair tráfego qualificado e gerar leads.


Blog

Criar e alimentar um blog é a estratégia de Marketing de Conteúdo mais comum e também uma das mais interessantes.

Afinal, o blog é um canal exclusivo de seu negócio, sem qualquer tipo de interferência comum em outros canais. Lá, você pode publicar o que quiser, quando quiser e do jeito que quiser, com total liberdade sobre os conteúdos produzidos.

Ter um blog ainda permite que sua marca ganhe relevância na rede e conquiste as primeiras colocações em mecanismos de busca. Isso dá mais visibilidade e aumenta as chances de atrair novos clientes.


Site

Por mais que seu negócio já tenha um blog, não pode deixar de ter também um site institucional.

Isso porque ele funciona como a casa da marca, reunindo, em um só lugar, as informações mais relevantes sobre seu negócio.

Dessa maneira, quando alguém pesquisar informações sobre você e seus serviços, terá mais segurança de que seu negócio é realmente confiável.

Além disso, o site pode servir como um canal no qual as pessoas possam solicitar seus produtos e serviços, tirar dúvidas e entrar em contato com você.

Redes sociais

Outro excelente canal para interagir, se comunicar com o público e oferecer conteúdo de qualidade são as redes sociais.

Já não dá mais para falar em Marketing Digital sem citar as mídias sociais. Isso porque esses canais se tornaram extremamente populares entre as pessoas.

principalmente aqui no Brasil, onde 88% da população utiliza esses serviços.

Facebook, Instagram, YouTube, Twitter… Além de interagirem entre si, os usuários desses canais também podem se aproximar de suas marcas favoritas, buscando informações sobre seus produtos e serviços.

Assim, uma estratégia de Marketing de Conteúdo que inclua a gestão de mídias sociais pode ajudar a aumentar o alcance, a visibilidade e o número de vendas de seu negócio.

Dependendo de quem é o seu público, a presença nas redes sociais se torna ainda mais importante.

De acordo com um estudo realizado Insider Inteligence em 2022, cerca de 50% dos jovens da geração Z e dos millennials nos EUA compram por essas mídias.

Sendo assim, com a linguagem correta e as estratégias voltadas para o seu público, as chances de êxito aumentam consideravelmente.

“As redes sociais também são excelentes para atrair o seu público, para interagir com ele e também para lançar produtos. Mas aqui é importante aplicar a regra dos 80 -20 que eu citei aqui mais cedo. Ou seja, oferecer conteúdo útil e gratuito aos seus leitores 80 % do tempo e tentar vender um produto apenas nos 20 % das suas publicações. Dessa maneira você não vai cansar os seus seguidores”, ensinou Paula Lopes, especialista em negócios na Hotmart.

Materiais educativos

Às vezes, um simples blog post ou uma publicação no Facebook não trazem informações suficientes para o público. Nesses casos, um conteúdo mais aprofundado pode ser necessário.

E-booksinfográficos, tutoriais e webinars são apenas alguns exemplos de materiais educativos capazes de responder às dúvidas da audiência.

E o melhor de tudo é que você ainda pode condicionar o acesso a esses materiais a um cadastro em uma landing page. Dessa maneira, você trabalha a geração de leads de seu negócio com essas iscas digitais.

Vídeo marketing

Os vídeos estão se transformando no tipo de conteúdo mais pedido e consumido pelos internautas. E faz sentido, já que são mais fáceis de consumir e entender do que um texto, por exemplo.

Para se ter uma ideia do crescimento do consumo de vídeos pela internet, um estudo realizado pela Kantar Ibope Media mensurou que 99,6% da população foi alcançada por esse tipo de conteúdo em 2022.


E-mail marketing

O correio eletrônico não morreu e a prova disso é a grande quantidade de negócios que usam o e-mail marketing para se comunicarem com o público.

Essa estratégia consiste no envio de mensagens de e-mail para uma lista de contatos e pode ser utilizada para fortalecer a marca, divulgar produtos e serviços, se comunicar com potenciais clientes e vender.


SEO

Não adianta criar conteúdos incríveis se ninguém na internet for capaz de encontrá-los. E é para fazer sua marca ter mais visibilidade e credibilidade na rede que existe o SEO, ou Search Engine Optimization.

A otimização para mecanismos de busca tem como objetivo levar um conteúdo para as primeiras posições nos resultados de busca e, assim, atrair tráfego orgânico (ou seja, sem pagar por anúncios).


Mídia paga

Não pense que o Marketing Digital consiste apenas em tentar atrair tráfego orgânico. Ele é o foco de grande parte das ações, já que não é necessário pagar por ele.

Entretanto, existe outra modalidade de estratégia que busca promover conteúdos por meio de anúncios: é a mídia paga, tráfego pago ou publicidade online.

“O tráfego pago são os anúncios feitos pela internet e nas redes sociais. Como o Facebook, no Instagram, no YouTube ou no Google, por exemplo. Quem sabe investir nesse tipo de estratégia e usar bem o copywriting vai ter mais chances de sucesso de vendas pela internet”, define a especialista 

E com os avanços tecnológicos dos últimos anos, empresas de qualquer porte podem entrar no universo da produção audiovisual. Por causa disso, diversas empresas estão apostando no vídeo marketing como a base de suas estratégias de Marketing Digital.

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