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Marketing Digital: Aprenda o que é, como fazer e principais estratégias

 

Marketing Digital: Aprenda o que é, como fazer e principais estratégias



Aprenda o que é Marketing Digital, as principais estratégias e como colocá-lo em prática para atrair visitantes e vendas para o seu negócio.

Marketing digital é o termo usado para se referir às estratégias e ações para se comunicar com os potenciais clientes no meio digital, como tráfego pago, e-mail marketing, redes sociais, SEO e inbound marketing, por exemplo.

O Marketing Digital são as ações desenvolvidas para se comunicar com potenciais clientes da internet, divulgando uma marca ou produto. Algumas estratégias conhecidas são SEOe-mail marketingMarketing de Conteúdo e muito mais.

A internet já faz parte de nossas vidas. É praticamente impossível pensar em qualquer atividade cotidiana que não tenha sido impactada pela transformação digital. E isso inclui os hábitos de consumo!

O Marketing Digital trouxe uma verdadeira revolução em termos de consumo e relacionamento com marcas e negócios. Hoje, existem diversos empreendedores de sucesso que utilizam as estratégias como principal pilar do seu negócio.

O que é Marketing Digital?

Podemos definir Marketing Digital como todas as ações que usam a internet ou dispositivos eletrônicos para divulgar um produto ou uma marca. Atualmente, é uma das principais estratégias para alcançar e se relacionar com clientes em potencial.

E é por isso que o Marketing Digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje. Ele é a estratégia mais eficiente, uma vez que emprega os canais que o público já utiliza.


Como o Marketing Digital surgiu

O Marketing Digital, como você já deve imaginar, nasceu com a explosão da internet nos anos 1990, quando os computadores pessoais e a conexão discada começaram a invadir as casas de milhões de pessoas.

Junto com essa explosão, vieram os primeiros mecanismos de busca, como Yahoo, Cadê, MSN e, posteriormente, o Google, que hoje é o maior do mercado. Junto com os buscadores, vieram os domínios de e-mail, onde surgiram as primeiras campanhas de e-mail marketing (e os spams).

Nessa época, a tecnologia era muito limitada e as páginas bastante simples. A interação entre empresas e clientes era praticamente inexistente e a comunicação era unilateral. Era a chamada Web 1.0.

Por volta dos anos 2000, a tecnologia avançou, o número de internautas aumentou e o Marketing Digital começou a tomar forma. Foi nessa época que surgiram as primeiras redes sociais e o Google ganhava espaço como ferramenta de busca.

Com mais gente conectada, as empresas passaram a investir cada vez mais em divulgação online e novas maneiras de se relacionarem com o público.


Quais as vantagens do Marketing Digital?

Ao contrário do marketing tradicional, o digital permite que os resultados sejam medidos e conferidos praticamente em tempo real.

Mas por que essa estratégia é importante? Quais os benefícios reais para seu negócio?

Confira algumas das principais vantagens do Marketing Digital:

1. Traz mais interatividade com a audiência

Uma das características que fazem o Marketing Digital ser cada vez mais adotado em relação aos meios de comunicação tradicionais é a interatividade com o público que ele oferece.

Pense bem: uma propaganda em jornal ou um anúncio na TV representam um modelo de comunicação unilateral. A marca transmite uma mensagem, mas não estabelece um diálogo com a audiência.

Com os canais digitais, por outro lado, o público consegue interagir com as marcas, opinar sobre produtos e serviços e compartilhar conteúdos, tudo com um simples toque.

2. Permite segmentar o público com precisão

Um dos maiores problemas do marketing tradicional é que não existe controle sobre quem é impactado por uma campanha. É até possível escolher um jornal ou uma emissora de TV mais alinhada ao perfil do público-alvo da marca, mas isso não garante que essas pessoas terão real interesse no produto ou serviço.

Com o Marketing Digital, por outro lado, é possível direcionar as mensagens e conteúdos para as pessoas certas. Ou seja, apenas para aqueles usuários com o perfil ideal para seus objetivos.

Nos canais online, você pode segmentar o público com muito mais precisão por meio de características como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica e até gostos e hábitos de consumo!

Assim, você tem uma campanha mais certeira e que conversa de verdade com o consumidor. E quando seu conteúdo está alinhado aos interesses do público, a chance dele fechar negócio com você é muito maior.

3. Ajuda na economia de custos

Você já parou para pensar em quanto custa para investir em uma estratégia de marketing offline, como uma série de anúncios na TV ou em um jornal de grande circulação? Acredite, é muito caro!

O Marketing Digital, por outro lado, exige menos recursos e profissionais para ser colocado em prática. Anúncios em redes sociais, por exemplo, exigem apenas uma fração do investimento de uma estratégia offline.

Além disso, como é possível segmentar o público com muito mais precisão, os recursos são investidos com muito mais eficiência, reduzindo o desperdício.

4. Faz com que qualquer empresa possa investir

Como o Marketing Digital é uma estratégia muito mais barata que o marketing tradicional, podemos dizer que também é mais democrático!

Enquanto comerciais em TV, anúncios em jornais e outdoors costumam ser ações reservadas para empresas de grande porte, o Marketing Digital pode ser aplicado por qualquer um.

A internet permite que até mesmo pequenos empreendedores digitais, como Produtores e Afiliados, usem os canais online para divulgarem suas marcas e produtos sem gastar muito e sem precisar de grandes equipes.

5. Permite analisar e mensurar as ações

Como já falamos antes, quando você divulga um anúncio em uma revista, dificilmente consegue determinar quantas pessoas foram atingidas pelo conteúdo e a porcentagem delas que adquiriram o produto ou serviço depois de ver a peça.

Graças à segmentação, você é capaz de direcionar sua comunicação para o perfil exato de seu público-alvo. Além disso, as ferramentas online permitem acompanhar em tempo real os resultados das campanhas com total precisão.

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